Balanço do Tou de Férias Verão 2020

A APDEF é uma associação de professores, sem fins lucrativos, que ao longo dos anos tem vindo a propor soluções na área do desporto e da educação, colmatando necessidades que o mercado não pode satisfazer.

O programa Tou de Férias – designação adotada em 2016, fruto de um projeto de parceria dinamizado pela Associação de Pais com o apoio da Câmara Municipal de Santa Comba Dão – veio dar seguimento àquilo que era a iniciativa das férias desportivas já anteriormente desenvolvida pela APDEF.

É neste contexto que a APDEF entendeu não poder voltar as costas às famílias e aos nossos parceiros neste período de dificuldades extraordinárias colocadas pela COVID-19. Em articulação com a Associação de Pais e a CM desenhámos uma metodologia de trabalho que permitiu realizar um Tou de Férias diferente, menos diversificado – sobretudo sem saídas para fora do nosso concelho, mas tanto quanto possível alegre e divertido para as crianças e jovens participantes.

Concluímos 11 semanas de atividade com uma média de 50 participantes por semana, centradas nos 3 centros escolares (em particular durante o mês de julho ainda no âmbito das atividades de apoio à família) e na EB 2,3, passando semanalmente pelas Piscinas Municipais e pelas margens da Senhora da Ribeira. Dezenas de crianças, dos 3 aos 5 e dos 6 aos 17 anos, puderam assim usufruir de algumas semanas de férias de verão minimamente “normais”.

Chegámos ao fim sem qualquer caso positivo de COVID-19.

A APDEF agradece aos pais e encarregados de educação que nos confiaram as suas crianças e jovens. Agradecemos ainda à Associação de Pais e à CM – cujo apoio logístico e financeiro permite ampliar esta oferta, financiando integralmente os almoços de todos os participantes e abrangendo famílias com o apoio da ação social.

Um obrigado muito particular às assistentes operacionais das diversas escolas que integraram as nossas equipas, permitindo um acompanhamento mais próximo das crianças participantes.

Realçamos ainda a excelente articulação e cooperação com o restaurante Delícias do Dão – selecionado pela Associação de Pais para servir os almoços aos participantes no Tou de Férias Verão 2020 – que, para além do cumprimento dedicado do serviço culinário, ainda facilitou o transporte das refeições devidamente acondicionadas e o acesso às suas instalações junto à Senhora da Ribeira.

Por último, queremos agradecer à Direção do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão a disponibilização do espaço da EB 2,3, o que nos permitiu manter grupos de crianças em atividades diversificadas e com um distanciamento seguro. Para assinalar a nossa passagem, deixámos alguns muros pintados com motivos alusivos à COVID-19 e à certeza de que tudo vai ficar bem.

Por tudo isto, cremos que valeu a pena arriscar no Tou de Férias Verão 2020, esperando que estas semanas possam ter contribuído para um verão mais feliz e saudável de todos os participantes.

Enfrentando os desafios que ainda nos esperam, continuaremos ao serviço da nossa comunidade!